quarta-feira, 22 de junho de 2011

Relações Raciais na Sociedade Brasileira modulo6

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Profª: GERVALDINA NEVES SILVA


Este trabalho tem como finalidade proporcionar as crianças envolvidas no projeto jogos e brincadeiras onde estarei desenvolvendo atividades diversas com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Jacy K. Salamoni.
A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre
condizente com a realidade dos educandos.
É através das piscomotricidade que a criança pode conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior. Ela irá aos poucos conhecendo a existência dos outros, estabelecendo suas relações sociais.
Segundo Le Bouche (1969), a Psicomotricidade se dá através de ações educativas de
Movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem
do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.
Tendo em vista que a criança utiliza-se do corpo como principal meio de interação e comunicação com as pessoas e o mundo que a cercam. Este método, através da atividade
lúdica, proporciona a possibilidade de um pleno desenvolvimento da personalidade e dos aspectos cognitivos e motores, fazendo seres mais aptos para enfrentarem o cotidiano social.
Objetivo Geral:
• Realizar atividades com jogos e brincadeiras através da piscomotricidade;
Objetivos Específicos:
• Realizar brincadeiras para que venha contribuir nas deficiências sensoriais, motoras e cognitivas do aluno.
• Levar a criança através dos jogos e brincadeiras a desenvolver os aspectos físicos, psicossocial e intelectual;
• Confeccionar junto com os alunos, instrumentos para realizar as brincadeiras e jogos na escola;
• Proporcionar através dos jogos e brincadeiras o desenvolvimento e a criatividade da criança;
• Trabalhar com materiais de sucata.
Justificativa

A Psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscando estar sempre
condizente com a realidade dos educandos.
Segundo Le Bouche (1969), a Psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.
Tendo em vista a necessidade e a importância de se trabalhar jogos e brincadeiras interagindo a cooperação, expressão corporal, participação, desenvolvimento e socialização da criança, proponho a desenvolver esse trabalho, desafiando habilidades e capacidades dos mesmos.
Quero também confeccionar materiais recreativos com sucatas juntamente com as crianças no cotidiano escolar.
Assim despertarei interesse nos alunos, através de jogos e brincadeiras proporcionando condições para que participem de forma prazerosa, pois sei que a piscomotricidade é fundamental para o desenvolvimento e conhecimento pedagógico que é capaz de levar o aluno a uma melhor socialização, bem como um instrumento para ativar a memória, equilíbrio mental, afetivo-emocional e sócio-cultural.
Metodologia:

Esta pesquisa será realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Jacy K. Salamoni com todas as turmas ‘’berçário a pré II’’
• Jogos diversos;
• Dança;
• Teatro;
• Confecção de brinquedos que serão usados nas brincadeiras e jogos.
• Trabalhar as brincadeiras trazidas pelos alunos.
Cronograma
No decorrer do ano todo, com todas as turmas.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada diariamente e registrada em um caderno de bordo, observando o rendimento dos alunos, para verificar se os mesmos alcançaram os objetivos propostos.





Bibliografia

CENTURION, Marília Rodrigues. SOREL, Arnaldo Silva. PRESSER, Margaret. Vai começar a brincadeira. Editora FTD. São Paulo- SP

Educação Infantil, A Nova Pré-Escola. Projeto Diário- Bolsa Nacional do livro-Organização para Difundir Cultura. Curitiba-PR

PINTO, Gerusa Rodrigues. LIMA, Regina Célia Vilhaça. O dia-a-dia do professor. Editora Fapi industrial Gráfica Ltda. Belo Horizonte, MG

RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos. Eventos Escolares. Contagem- MG. Ed. Lemar, 1999.

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